By Year

Nothing Is Guaranteed

A New approach on my drawing and painting methods, process and concepts, presented on an exhibition at Re-Searcher Gallery & Bookshop.

Statement / Project synopsis (PT)
É a mais recente abordagem de Carlos Quitério na prática do desenho, tratando-se, na sua linguagem, de uma evolução nos métodos de desenho e estruturação formal em suporte de papel, na qual a figuração e composição clássica é parte fundamental como motor para a percepção de quem as interpreta ou descodifica.

Ao recorrer a influências de representação como a arte déco, o renascimento ou mesmo a características formais da iluminura medieval, acrescenta ainda a essas estruturas uma intensidade provocadora nos elementos figurados e a representações em ligação ou não com os diversos discursos verbais também expressos.
Em algumas das obras, a construção de paisagens através de fragmentos minúsculos que se unem e se desmontam, numa aparente obsessão pela criação de formas circunscritas, mas sempre em movimento e interação.

Esta transversalidade de discursos, que percorre diferentes influências em variadas correntes estéticas, revela-se fechada, ou confinada em cada composição, convoca à exploração de uma dimensão nova, quer pela recusa das regras da representação fundamentadoras de simbolismos e cânones estabelecidos, quer pela função anti-ilustradora de uma situação ou narrativa representadas, ao não estar acompanhada de conceito, ideia ou texto que sirvam de fios condutores ou de acompanhamento à percepção das obras.

Sobrevivem assim, sem uma aparente história que as fundamente, mas com um peso gráfico suficiente que as suporta, abrindo portas à inúmeras interpretações, análises ou estímulos íntimos, através de uma viagem que aponta inúmeros caminhos diferentes, sejam eles concretos ou subjectivos.

vorticebruaaarvorestains_all_over_the_placepaisagem_natural_IIpaisagem_natural_Iisso_nao_me_interessafallaciaarvore_1arvore_2arvore_3stains_all_over_the_place_IIstains_all_over_the_place_3stains_all_over_the_place_2vortice_1vortice_2bruaa_1bruaa_2bruaa_3